Araliaceae

Schefflera prancei Fiaschi & G.M. Plunkett

LC

EOO:

0,00 Km2

AOO:

8,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie é endêmica da Serra do Divisor, no município de Mâncio Lima no estado do Acre; na região de fronteira com o Peru. É possível que a espécie também ocorra no Peru, porém não há registros da espécie para outras localidades fora do Brasil (Fiaschi e Plunkett, 2018).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2018
Avaliador: Eduardo Fernandez
Revisor: Patricia da Rosa
Categoria: LC
Justificativa:

Árvore de até 15m, endêmica do Brasil (Flora do Brasil em construção, 2018). Descrita formalmente para a ciência em 2016, a espécie ocorre exclusivamente nas Florestas de Terra Firme presentes no Parque Nacional da Serra do Divisor, município de Mâncio Lima, no estado do Acre (Fiaschi e Plunkett, 2018). Possivelmente, a espécie também está presente no Perú, porém não há registros para localidades fora do Brasil (Fiaschi e Plunkett, 2018). A espécie foi registrada somente na Serra do Moa, dentro do referido Parque Nacional. Neste região são encontradas perturbações antrópicas mínimas e grandes extensões de florestas nativas em estado primitivo de conservação (MMA/ IBAMA, 2002). Apesar dos poucos registros de coleta disponíveis, a região em que ocorre representa uma das mais expressivas fronteiras brasileiras em relação ao conhecimento botânico, conforme evidenciado pela grande quantidade de espécies novas descritas para a ciência a partir de materiais botânicos coletados na Unidade de Conservação. Considera-se a espécie de Menor Preocupação (LC) em relação ao seu risco de extinção. Recomenda-se pesquisas futuras detalhadas em relação a sua real distribuição geográfica e números populacionais.

Último avistamento: 2008
Possivelmente extinta? Não

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Schefflera prancei Fiaschi & G.M. Plunkett é uma espécie nativa e endêmica do Brasil. A espécie foi descrita em 2016 na revista Phytotaxa 245: 157. O material tipo foi coletado por Prance, G.T., et al. 12446 e encontra-se depositado nos herbários NY (Holótipo), INPA, MG, MO e US (Isótipos). A espécie só é conhecida para o Parque nacional da Serra do divisor, município de Mâncio Lima, no estado do Acre (Fiaschi e Plunkett, 2016).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido
Detalhes: Não é conhecido o valor econômico da espécie

População:

Detalhes: Não existem estudos das populaões

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: tree
Longevidade: perennial
Biomas: Amazônia
Vegetação: Floresta de Terra-Firme
Fitofisionomia:
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland Forest
Detalhes: Schefflera prancei é uma árvore de até 15 metros da altura, terrestre, perene que ocorre nas florestas de terra firme em solos arenosos a argilosos (Fiaschi e Plunkett, 2018).
Referências:
  1. Fiaschi, P., Plunkett, G.M., 2018. Revision of the Didymopanax group of Neotropical Schefflera (Araliaceae). Annals of the Missouri Botanical Garden, 103(1), 24-105.

Reprodução:

Detalhes: Inflorescência terminal, provavelmente erectas ao inicio tornando-se pendente ao frutificar. As flores da espécie ainda não foram descritas, e os frutos são drupas (Fiaschi e Plunkett, 2018).
Fenologia: fruiting (Apr~Apr)
Referências:
  1. Fiaschi, P., Plunkett, G.M., 2018. Revision of the Didymopanax group of Neotropical Schefflera (Araliaceae). Annals of the Missouri Botanical Garden, 103(1), 24-105.

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.3 Indirect ecosystem effects 5.3.3 Unintentional effects: subsistence/small scale (species being assessed is not the target) [harvest] past,present,future local very low
Schefflera prancei ocorre na serra da Moa no Parque Nacional Serra do Divisor. Nesta região do parque as perturbações antrópicas são minimas e a unica ameaça à biodiversidade da localidade é a extração de Cedro para a construção de barcos e palmeiras para cobertura de casas (ICMBio, sem data).
Referências:
  1. ICMBio. Plano de manejo do Parque Nacional Serra do divisor, Parte 2. http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-planos-de-manejo/PM_PN_DA_SERRA_DO_DIVISOR_Parte2_Planejamento.pdf. (Acesso em 13 de junho 2018)

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.1 Site/area protection on going
A espécie schefflera prancei é endêmica do Parque Nacional Serra do Divisor. O parque foi criado no decreto nº 97.839 de 16 de junho de 1989 e têm uma extensão de 837.555,1900 hectares. O PNSD têm plano de manejo diagnostico e de planejamento (ICMBio, 2018).
Referências:
  1. ICMBio, 2018. Parque Nacional Serra do Divisor. http://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros/amazonia/unidades-de-conservacao-amazonia/1974-parna-da-serra-do-divisor. (acesso em 13 de junho 2018)